Uma Guerra sem Sentido

Drogas e Violência no Brasil
09 November 2004
Policy briefing

Nesta edição de Drogas & Conflito, é descrito o pano de fundo da violência relacionada às drogas nas áreas de cultivo de maconha do Nordeste

A indústria de drogas ilícitas impulsiona os tremendos problemas sociais e de violência criminal no Brasil. Os níveis de violência relacionados ao tráfico de drogas em centros urbanos são comparáveis ao de uma zona de guerra. As armas matam mais jovens com menos de 18 anos a cada ano no Rio de Janeiro do que na Colômbia. No Nordeste rural brasileiro, no chamado "polígono da maconha", os níveis de violência são às vezes ainda mais elevados, em virtude das brutais disputas pela terra e dos conflitos relacionados ao cultivo ilícito de maconha.

Nesta edição de Drogas & Conflito, é descrito o pano de fundo da violência relacionada às drogas nas áreas de cultivo de maconha do Nordeste.A nova lei que está em tramitação no Congresso também é avaliada. Embora a nova lei seja um passo à frente para se fazer uma clara distinção entre um traficante e um usuário, permanece a dúvida se tratará efetivamente do problema, dado o seu âmbito limitado.

É claro que as drogas não são a essência do problema, mas as atuais políticas para controle delas apenas intensificam a violência que acompanha os conflitos sociais no Brasil. Esse é um enorme desafio para o governo do presidente Lula. Fazendo uma aliança com outras nações que querem reformar as leis de drogas, o Brasil poderia ajudar a desenvolver uma política de redução de danos na área de controle de drogas, o que implica toda a cadeia que vai desde a produção até o consumo - uma política na qual a cura não é pior que a doença.

 
Download: 
Uma guerra sem sentido(pdf, 690.02 KB)