Hora de acordar Uma abordagem histórica e etnográfica da regulação de estimulantes de origem vegetal

Publication date:

O quadro de referência essencialmente químico adotado pela Convenção Única das Nações Unidas é equivocado na forma culturalmente enviesada e falsamente "científica" em que foi aplicado a diferentes plantas. Com a proliferação de novas substâncias estimulantes - muitas delas baseadas em plantas usadas em contextos culturais "tradicionais" em diferentes partes do mundo - surgiu a necessidade de se monitorar não apenas as substâncias em si, mas também os contextos sociais em que estas estão sendo utilizadas.

Faça o download do relatório (PDF)

dlr27-pt

About hora de acordar

Authors

Authors

A maioria das legislações nacionais deriva seus preceitos da Convenção Única das Nações Unidas sobre Entorpecentes de 1961, e assim classifica "drogas" com base em um arcabouço de referência essencialmente farmacológico. Um resultado disso é que a folha de coca, por exemplo, é geralmente proibida pelas mesmas disposições que se aplicam ao seu princípio ativo alcaloide, a cocaína, enquanto outras plantas com princípios ativos diferentes permanecem no comércio lícito até que sejam tomadas medidas específicas contra elas em determinados contextos nacionais.

Foi este o caso, recentemente, do khat e do kratom (espécies do gênero Ephedra), e - embora esta não seja tecnicamente um estimulante - da kava-kava. Isso também significa que estimulantes que contém outros alcaloides supostamente "não-problemáticos", como a cafeína, teobromina, capsaicina ou arecolina, permanecem completamente fora do âmbito dos controles legais, e são tratados, para todos os efeitos, como "não-drogas”.

Pontos chave

  • As disposições legais atuais em matéria de estimulantes de origem vegetal, da forma que foram consagradas nas convenções da ONU, são desprovidas de base científica clara e precisam ser revistas.
  • O tratamento da folha de coca é o mais claro exemplo de uma abordagem confusa, etnocêntrica e enviesada por valores para estimulantes de origem vegetal.
  • Uma melhor compreensão dos usos tradicionais dos estimulantes de origem vegetal pode impedir a propagação do padrão de consumo de seus derivados químicos mais concentrados.

* Anthony Henman é um antropólogo britânico-brasileiro, especialista em substâncias psicoativas no Hemisfério Ocidental.

Dezembro 2014
Série sobre Reforma Legislativa de Políticas sobre Drogas, No. 27

Ideas into movement

Boost TNI's work

50 years. Hundreds of social struggles. Countless ideas turned into movement. 

Support us as we celebrate our 50th anniversary in 2024.

Make a donation